Tudo é utopia até que nós decidamos o contrário.
26
Nov 09
A culpa é do/a Pinto, às 15:34link do post | Protesta

Venho por este meio partilhar convosco um excerto de um livro que ando a ler, 'Os Possessos' de Fiodor Dostoievski:

 

"Deus não existe (...) A salvação de todos consiste agora em provar essa ideia a toda a gente, percebes? Quem é que há-de prová-la? Eu! Não entendo como é que até agora um ateu podia saber que Deus não existe e não se suicidava logo. Reconhecer que Deus não existe e não reconhecer ao mesmo tempo que o próprio se tornou deus é um absurdo, pois de outra maneira suicidar-se-ia inevitavelmente. Se tu o reconheces, és um rei e não te matarás, mas viverás na maior glória. Mas só o primeiro a perceber isso é que deve inevitavelmente matar-se, senão o que é que principiaria e provaria?

Durante três anos procurei o atributo da minha divindade e achei-o: o atributo da minha divindade é a minha vontade, é o livre arbítrio. É com isso que posso manifestar sobre o ponto capital a minha insubmissão e a minha terrível liberdade nova. Porque é terrível! Mato-me para afirmar a minha insubmissão e a minha terrível liberdade nova."

 

Eu já por diversas vezes afirmei ser ateu e ,portanto, só tenho de agradecer a duas pessoas pela vida que tenho: ao Homem por não me matar e a mim mesmo por não me suicidar.

 


Quando li a primeira vez o que escreveste, o meu pensamento foi: «...Dass...»

Eu acho que sendo isto um topico tao sensivel muito se pode divagar... mas quanto mais se discute, mais confuso se fica... e na minha opinjao a existencia de Deus nao é uma questao que nos acompanhe todos os dias, mas so quando estamos em situaçoes de desespero... aí sim, procuramos ajuda transendente, para algo que nos nao consguimos resolver...
Deus é aquele, que sendo Humano consegue ultrapassar todas os obstaculos que se atravessam no seu caminho... e nao é necessário fazer-se forte e ultrapassa-los sozinho,sem pedir ajuda porque é impossivel...

«O Deus» é uma figura solitária, «criou» o mundo sozinho...


E p'ra ti que es ateu, e que acreditas em ti como o Teu Deus, deixaste de ser ateu....

Iris a 28 de Novembro de 2009 às 17:31

"«O Deus» é uma figura solitária, «criou» o mundo sozinho..." Eu parto desta tua afirmação para demonstrar a minha posição perante a figura de Deus. Eu penso que o que nos leva à "presença" de deus é exactamente a solidão e nós criamos um mundo a volta dessa figura. O ser humano necessita de estar em constante ligação com algo. Tu dizes que procuramos esta figura "quando estamos em situaçoes de desespero" que, a meu ver, são exactamente as situações mais solitárias do ser humano.

Eu acredito em mim como um dos "deuses" da minha vida, não sou o unico "Deus" da minha vida, porque não sou o unico a escrever o meu futuro, os outros que me acompanham tambem alteram o meu rumo, mas só eles, nada de seres divinos capazes de alterar a minha sorte. Alias a existencia de Deus nega a existencia de sorte. A sorte só a tem quem a procura e se existisse Deus apenas teriamos de a pedir e fazer por a merecer.
Pinto a 28 de Novembro de 2009 às 18:40

É nas alturas de desespero, quando mais precisamos de outras pessaoas, de apoio, que mais nos custa pedi.lo..daí recorrermos a Deus.. Para não nos sentirmos tao sós.. Apesar de só estarmos assim por culpa própria..
Se conseguirmos aquilo pelo que «rezamos», «pedi-mos», é um milagre de Deus... se nao, culpa-mos Deus na mesma..

Eu prefiro descubrir a minha sorte do que por o meu destino nas mãos de quem nao acredito plenamente que exista... Todos os passos que eu dou, apesar de inconscientes vao ser causa do meu destino... Pelo menos sei que fui eu que o construí, e nao outra pessoa...
Iris a 28 de Novembro de 2009 às 18:57

Os "Manda-Bocas"
Os Mais Debatidos
47 Reclamações
29 Reclamações
27 Reclamações
27 Reclamações
24 Reclamações
19 Reclamações
13 Reclamações