Vejam até ao fim vale realmente a pena, o país dos "Ipods", das "XBoxs", das "MTVs", do cinema, da musica, o PAIS DO SONHO é incapaz de oferecer aquilo que está muito antes das posses e dos bens materiais, a saude ao seu povo. Vejam o que diz no quartel de bombeiros: "Patria es humanidad" Vale a pena pensar nisto...
Sinopse: Um painel do deficiente sistema de saúde americano. A partir do perfil de cidadãos comuns, somos levados a entender como milhões de vidas são destruídas por um sistema que, no fim das contas, só beneficia a poucos endinheirados. Ali vale a lógica de que, se você quer permanecer saudável nos Estados Unidos, é bom não ficar doente. E, depois de examinar como o país chegou a esse estado, o filme visita uma série de países com sistema de saúde público e eficiente, como Cuba e Canadá.
Eu já sabia que o sistema de saude americano era uma grande confusao e que nao abrangia toda a populaçao, mas o que mais me choca e a diferença de preços dos medicamentos... Como e possivel??
Eu so digo isto, andam tubaroes a "chular" a sardinha...
Sabem o que é pior? É essa maluca da manuela ferreira leite vir a publico dizer que não ha sustentabilidade para um sistema de saude publico, por outras palavras querem transformar o nosso sistema de saude parecido ao do "melhor pais do mundo"... E eu faço esta pergunta se um pais do terceiro mundo, como alguns dizem que é o caso de cuba, consegue porque raio um pais como portugal nao consegue?
Deixo tambem este apelo aos que este ano ja podem votar: o que preferem, ter dedos ou ter aneis?
É obvio que a comparação entre o sistema de saúde de Cuba e dos EUA é marcante, mas para mim o que mais me tocou foi a cena em que supostos inimigos como Cuba e os Estados Unidos se abraçam como irmão e se ajudam mutuamente se somos todos homens e mulheres porque não podemos viver partilhando o que cada país tem de melhor, porque não podemos deixar de ser cidadãos dos EUA ou de Cuba ou de Portugal e passarmos a ser cidadãos do Mundo?