Tudo é utopia até que nós decidamos o contrário.
26
Nov 09
A culpa é do/a Pinto, às 15:34link do post

Venho por este meio partilhar convosco um excerto de um livro que ando a ler, 'Os Possessos' de Fiodor Dostoievski:

 

"Deus não existe (...) A salvação de todos consiste agora em provar essa ideia a toda a gente, percebes? Quem é que há-de prová-la? Eu! Não entendo como é que até agora um ateu podia saber que Deus não existe e não se suicidava logo. Reconhecer que Deus não existe e não reconhecer ao mesmo tempo que o próprio se tornou deus é um absurdo, pois de outra maneira suicidar-se-ia inevitavelmente. Se tu o reconheces, és um rei e não te matarás, mas viverás na maior glória. Mas só o primeiro a perceber isso é que deve inevitavelmente matar-se, senão o que é que principiaria e provaria?

Durante três anos procurei o atributo da minha divindade e achei-o: o atributo da minha divindade é a minha vontade, é o livre arbítrio. É com isso que posso manifestar sobre o ponto capital a minha insubmissão e a minha terrível liberdade nova. Porque é terrível! Mato-me para afirmar a minha insubmissão e a minha terrível liberdade nova."

 

Eu já por diversas vezes afirmei ser ateu e ,portanto, só tenho de agradecer a duas pessoas pela vida que tenho: ao Homem por não me matar e a mim mesmo por não me suicidar.

 


Quando li a primeira vez o que escreveste, o meu pensamento foi: «...Dass...»

Eu acho que sendo isto um topico tao sensivel muito se pode divagar... mas quanto mais se discute, mais confuso se fica... e na minha opinjao a existencia de Deus nao é uma questao que nos acompanhe todos os dias, mas so quando estamos em situaçoes de desespero... aí sim, procuramos ajuda transendente, para algo que nos nao consguimos resolver...
Deus é aquele, que sendo Humano consegue ultrapassar todas os obstaculos que se atravessam no seu caminho... e nao é necessário fazer-se forte e ultrapassa-los sozinho,sem pedir ajuda porque é impossivel...

«O Deus» é uma figura solitária, «criou» o mundo sozinho...


E p'ra ti que es ateu, e que acreditas em ti como o Teu Deus, deixaste de ser ateu....

Iris a 28 de Novembro de 2009 às 17:31

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Os "Manda-Bocas"
Os Mais Debatidos
47 Reclamações
29 Reclamações
27 Reclamações
27 Reclamações
24 Reclamações
19 Reclamações
13 Reclamações